quarta-feira, 22 de abril de 2009

Eu não sou muito chegado na nossa língua portuguesa, mas existem algumas peculiaridades que são dignas, na minha mera opinião, de notoriedade. Dentre elas, está a incrível capacidade que algumas palavras possuem de receber vários significados.

Citarei um exemplo

Imagine a palavra 'Extrapolar'




Num primeiro momento, você poderá imaginar que a palavra possui apenas um significado. Porém, lendo nas entrelinhas, poderemos observar que existem diversas designações para a palavra, como por exemplo:

1 - Pode ser definido como o nome de uma das unidades de uma rede famosa de hipermercados localizada na região do ártico (ex: comprei leite no Extra polar)

2 - Pode ser a classificação de um evento de proporcões tais que ultrapassem os limites das regiões árticas do globo terrestre (ex: A reunião foi extra-polar)

3 - Pode ser a designação dada a alguém que praticava trapolações e atualmente não o pratica mais (ex: Ele trapolava. Hoje ele é um ex-trapolador)

*nota: O verbo trapolar não é definido na língua portuguesa. Ou seja. Caso algum dia ele seja usado, a expressão acima tornar-se-a válida

4 - E por último (e não menos importante), existe o significado mais usual da palavra, que é usado para definir aquele ou aquela que ultrapassa certo limite, certa fronteira. (ex: Eu extrapolei a barra)




Não sei porque coloquei isso aqui (ou sei). Talvez eu tenha comprovado alguns exemplos destes itens ultimamente. E infelizmente, meu caro leitor, acho que não irei conseguir deixá-lo na dúvida de qual das "extrapolações" eu andei comentendo (acho que não poderia comprar nada em um supermerado no pólo norte, nem praticar um termo que não existe).

Seja qual for o significado, imagino (novamente, na minha opinião) que não devo fazê-lo outra vez.



Talvez, quem saiba, um dia eu volte a comentar sobre alguma outra palavra que possua diversos significados em breve, como paixão ou alegria, ou quem sabe lástima ou inconsequencia, ou qualquer outra palavra escrita ao acaso.

2 comentários:

  1. Nosso dicionário da língua portuguesa.:D


    Sempre fui péssima em exrapolar.


    (Eu pensei que você ia fazer alguma piadinha com interpolação(?))

    ResponderExcluir